O ponto de encontro da construção

Uma semana para colocar as tintas em destaque

Há muitos anos, discute-se, no Brasil e no mundo, como ampliar o reconhecimento à contribuição essencial das tintas – e das indústrias que as produzem – para variados aspectos da sociedade e da economia, assim como para que tenhamos um mundo melhor. A percepção que existe dentro do setor é a de que a população em geral, os formadores de opinião e as autoridades governamentais não conseguem visualizar que as tintas estão em praticamente tudo e cumprem papéis cruciais, não as valorizando devidamente. 

Esse debate evoluiu para a decisão de criar a Semana Mundial das Tintas (World Paint and Coatings Week) e promover este ano a sua primeira edição. A liderança dessa iniciativa coube ao World Coatings Council, com o apoio das 16 associações representativas dos fabricantes de tintas que dele fazem parte, entre as quais a Abrafati. 

Pois bem, a primeira Semana Mundial das Tintas foi celebrada recentemente, de 24 a 28 de março. Muitos leitores podem nem ter ficado sabendo dela, o que é natural por se tratar de um projeto que está se iniciando e no qual praticamente não houve investimentos. Porém, consideramos que a sua realização foi um sucesso. Colocamos a contribuição das tintas em forte evidência nas redes sociais em todo o mundo, com centenas de posts das associações setoriais, de fabricantes, de profissionais do setor, de apoiadores em geral. Atingimos milhares e milhares de pessoas com mensagens sobre as contribuições das tintas e da nossa indústria para a economia e para diferentes setores industriais, para o desenvolvimento científico e para a inovação, para a sustentabilidade, para a geração de bons empregos, assim como para a qualidade de vida, a alegria, a expressão da personalidade.  

A visibilidade das tintas e da Semana se expandiu para além das redes sociais, tanto pelos meios de comunicação das associações de fabricantes, quanto pela publicação de matérias pela mídia.  

Foi pequeno o impacto? Talvez tenha sido, mas devemos nos lembrar do ensinamento do filósofo chinês Lao Tsé de que uma viagem de mil léguas começa com um primeiro passo. Plantamos sementes, que germinarão e se transformarão em plantas que ocuparão mais espaço e terão mais visibilidade. O ano tem 51 outras semanas para seguirmos desenvolvendo ações que ampliem o conhecimento sobre as tintas e os diferentes – e, repito, essenciais – papéis que desempenham e benefícios que trazem. Em março de 2026, a segunda Semana Mundial das Tintas certamente terá maior alcance e repercussão e a cada novo ano essa bola de neve irá crescendo.  

É esse o nosso plano. E é um compromisso global da indústria. Com ele, gradualmente, a sensibilização da sociedade sobre a importância das tintas aumentará, trazendo, ao mesmo tempo, o maior reconhecimento que tanto desejamos e a responsabilidade de seguir evoluindo e contribuindo, cada vez mais, para que tenhamos um mundo melhor. 

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer falar com a gente?

construction@nm-brasil.com.br

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore