Na primeira quinzena de março, realizou-se em São Paulo a Haus Decor, dentro da qual acontece a SITIVESP Expo Tintas e Vernizes. Foi a terceira edição desse evento, que nasceu como um braço da extremamente bem-sucedida Revestir. Embora ainda seja uma iniciativa recente, já podemos dizer que temos agora, para o nosso setor, uma feira de grande relevância e com potencial para seguir crescendo, em tamanho e, especialmente, em representatividade.
Milhares de profissionais conectados com as áreas de arquitetura, decoração, design de interiores e construção puderam conhecer a face moderna da indústria de tintas e vernizes, que tem um inquestionável compromisso com a qualidade e conformidade técnica dos produtos, com a sustentabilidade e com a inovação. Nos estandes dos fabricantes, era possível ver tintas e vernizes com características muito avançadas, que incorporam novas funcionalidades (contribuindo, por exemplo, para a economia de energia ou o combate aos mosquitos), que permitem novas formas de pensar a decoração (com os chamados efeitos especiais) ou que se destacam pelas melhorias sensíveis em aspectos como tempo de secagem, facilidade de aplicação ou baixíssimo odor.
Os visitantes puderam ver, também, o imenso poder transformador das tintas, que proporcionam infinitas possibilidades para a decoração, a renovação e a personalização de ambientes – sejam eles residenciais ou para utilização em atividades comerciais, industriais, de serviços ou de lazer. Ficou evidente para quem esteve lá que não existe nada que possa trazer essa transformação a um custo tão baixo quanto o das tintas. O uso criativo das cores – outro destaque do trabalho dos expositores – está diretamente associado a esse tema. Não se trata de uma criatividade nascida de um momento de inspiração de um artista, e sim do fruto de um trabalho consistente de pesquisa e experimentação feito pelos fabricantes, com a participação de especialistas, que, como ocorre no ramo da moda, estudam tendências, estilos, possibilidades de harmonização e composições, efeitos surpreendentes, revisitação de modelos usados em outras épocas e muito mais.
Tintas e vernizes para uso em imóveis são o foco principal desse evento, mas chamamos a atenção para a amplitude da nossa indústria, que oferece também produtos e soluções para as mais diversas demandas da construção civil, da infraestrutura e da indústria. É um setor fundamental para o país, para o qual o SITIVESP trabalhou arduamente para formatar uma feira à altura da sua importância. Desde 2023 temos isso e seguiremos evoluindo!
———————————-x———————-
Douver Gomes Martinho é presidente do Sitivesp – Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo