Depois de doze meses intensos, eis que 2024 chegou ao fim. Foi um ano marcado pelo ritmo forte de importações de vidros float e com incremento importante também nas compras internacionais de vidros processados, enchentes no Rio Grande do Sul, disparo do dólar e outros desafios.
Tivemos um período de dificuldades a vencer, mas também de encontros, reuniões e bons negócios, com a realização da Glass South America no primeiro semestre e do Simpovidro no segundo, proporcionando momentos de interação com nossos colegas e parceiros do mercado.
Mas 2024 também se apresentou como um ano de muito trabalho em diversas frentes da nossa entidade: além dos eventos, defesa de interesses de olho nas questões tributárias e de comércio exterior; educação e treinamento da cadeia, com nossa especialização técnica, turmas do módulo de Planejamento, Programação, Controle da Produção e Estoque (PPCPE) e o Educavidro (plataforma de educação gratuita que completou um ano); e desenvolvimento do mercado, com consultoria de certificação do temperado e da nova certificação do vidro laminado.
Teve também o Prêmio Abravidro Glass South America, reconhecendo a excelência das empresas que atuam em nosso setor, e presença forte na conformidade técnica, com palestras por todo o Brasil para disseminar o conteúdo das normas vidreiras, e discussões de aprimoramento no texto de normas essenciais para o setor e também sobre novos temas no âmbito do Comitê Brasileiro de Vidros Planos da ABNT, o CB-37, sediado na Abravidro.
Reconhecendo tudo que foi feito e com a dimensão de tudo que ainda há por fazer, deixo aqui meus votos de boas festas e um feliz 2025! Que seja um ano melhor, com mais prosperidade, e que saibamos, todos os elos da cadeia, atuar de forma consciente e responsável pelo aumento do consumo do nosso material e pela rentabilidade de nossas empresas.
Boas festas!
Rafael Ribeiro
Presidente da Abravidro
presidencia@abravidro.org.br