A Associação Brasileira de Normas Técnicas (@abnt_oficial) publicou a norma ABNT NBR 16835:2025 — Ferragens para vidro temperado – que rege requisitos, classificação e métodos de ensaio e estabelece os requisitos para fabricação, dimensionamento, segurança, funcionamento e acabamento superficial das ferragens para vidro temperado

As ferragens tratadas pela ABNT NBR 16835 são aquelas utilizadas para a fixação de vidros temperados monolíticos, de 8 ou 10 mm, móveis ou fixos, utilizados para o fechamento ou separação de áreas e ambientes internos ou externos. Pertencem a esse grupo as dobradiças; fechaduras e contrafechaduras; trincos e contratrincos; Pivôs; Suportes; Puxadores; e Roldanas.
Importante salientar que a norma já prevê que as ferragens que não estejam citadas em seu texto, ou novas ferragens que vierem a ser desenvolvidas para a mesma aplicação, também devem estar de acordo com a norma, pois ela trata dos requisitos mínimos de desempenho que qualquer ferragem para vidro temperado deve atender.
Por outro lado, a ABNT NBR 16835 não se aplica às ferragens para envidraçamento de sacadas; Fachadas tipo cortina; Guarda-corpos ou sistemas diferenciados; Ferragens fabricadas para utilizações especiais e aplicações específicas – como, por exemplo, blindagens e sistemas de proteção ao fogo Composição.
De acordo com a norma, os materiais empregados na fabricação das ferragens para vidro devem ser resistentes à corrosão e às solicitações dos esforços mecânicos a que os componentes estão sujeitos durante sua instalação, utilização e manutenção.
Veja todos os detalhes da norma ABNT NBR 16835:2025 na matéria especial da Revista Vidro Plano, que mostra desenhos sobre os modelos regidos pelas novas regras.
Leia mais sobre o assunto em https://abravidro.org.br/conheca-um-pouco-do-conteudo-da-abnt-nbr-16835/