A Euroluce mostra que a indústria brasileira, que apresentou as suas criações na 3ª Haus Decor Show, em março, em São Paulo, não deixa nada a desejar para o mercado acima da linha do Equador. Confira o que foi visto na feira mais importante de Light Design europeu

📸 | Diego Javier_Salone del Mobile Milano.
Do movimento suave e singelo das bolhas de sabão ao uso do papel como objeto cênico, além da versatilidade como fio condutor marcaram as criações da Euroluce 2025, que aconteceu de 8 a 13 de abril de 2025, em Milão, na Itália, como parte do Salão Internacional do Móvel de Milão (ISaloni).
Os enviados especiais Janaina Santos e Simões Neto acompanharam de perto os lançamentos, as tendências e as criações das marcas que ditam tendência na Europa e que, por sua vez, reverberam no mundo inteiro.
Para quem ama o universo dos lúmens, desenhados por grandes nomes do design contemporâneo, acompanhar de perto cada criação é um deleite para os sentidos, que despertam os mais variados sentimentos.
O que se viu foi o comportamento humano usado como ponto de partida e a luz como força motriz das emoções, conduzindo o clima que se quer em cada ambiente da casa e como você deseja que os outros te reconheçam por meio das escolhas luminotécnicas.
Multifunção sim!
Entre as tendências, destaque para a multifuncionalidade das luminárias. Uma cortina de luz pode ser usada sozinha. No entanto, ela pode descer delicadamente sobre a armação de um lustre clássico e criar uma peça surpreendente. Enjoou, utilize essa mesma cortina de luz e a desça sobre qualquer ideia que venha à sua cabeça, ela vai se transformar em uma peça-coringa para a sua criatividade.
Papel, bolhas de sabão e vidros coloridos
As bolas de sabão como inspiração, o movimento do papel, assim como os vidros coloridos que dão formas a luminárias em formas de gota, bem como a automação ditaram as regras quando o assunto é light design.
Outros pontos fortes da Euroluce foram a geometria, a ludicidade, as texturas, o minimalismo dos spots e, muitas vezes, o maximalismo dos lustres. O paisagismo foi outro tema recorrente na feira e trouxe peças multifuncionais que podem servir como bandejas estratégicas enquanto destacam a vegetação do topo do objeto para baixo, gerando uma aconchegante luz indireta.
Mas houve espaço para aviões de papel que, juntos, simulavam voos diversos e escondia a lâmpada que destacava a nuance de cada um deles, transformando a peça em um efeito visual surpreendente.
Por fim, os tecidos que, unidos ao design das luminárias, projetam suas tramas nas paredes criando um clima inexplicável tanto no detalhe como no ambiente como um todo. E tudo isso, junto e misturado, procura dizer, de diversas formas, que tudo é uma questão de manter a mente quieta, a coluna reta e o coração tranquilo em nome do equilíbrio e do bem viver.