A feira mais importante de tintas e vernizes, iluminação, automação residencial e refrigeração aconteceu de 11 a 14 de março, no São Paulo Expo, na capital paulista. O evento mostrou que, qualidade de vida, sustentabilidade, segurança, bem estar e funcionalidade são as pautas urgentes da indústria para que os arquitetos, designers de interiores e engenheiros possam especificar com autoridade e grandes resultados


Foi uma semana intensa de muitos lançamentos, conhecimento e forte networking. A Haus Decor Show chega à sua terceira edição e se consolida como o evento de referência para quem deseja estar a par de todas as novidades em segmentos estratégicos da arquitetura, design de interiores e engenharia.
Durante quatro dias, os visitantes mergulharam em um universo criativo, colorido, visível e invisível, além de ser atraído por um assunto que esse mercado venera: iluminação. Chegou a hora de conferir os highlights de tendências que marcarão os próximos doze meses.
Tintas e Vernizes: universo lúdico, cores diversas, tecnologia e texturas em alta
O verbo mais conjugado na Haus Decor Show em 2025 foi personalizar. Para onde os criativos olhavam era possível ter imputs de inspiração e, automaticamente, eles já conseguiam visualizar os lançamentos aplicados, na prática, nos projetos em andamento.
Em tintas e vernizes, os destaques foram diversos: das cores lúdicas para os quartos infantis, com o viés das Princesas da Disney, por exemplo, aos tons terrosos e achocolatados (de dar água na boca). Mas era possível se encantar com as nuances de azul e de verdes. Ou seja, tinha cor para todos os lados e gostos.
As fachadas também estiveram entre as prioridades e com uma tecnologia impactante: produtos emborrachados, que previnem fissuras nas paredes; proteções antivandalismo e com prevenção às intempéries e maresia ganharam os holofotes.
As texturas também chamaram a atenção, com destaque para as que provocam efeitos brilhantes: suaves ou intensos, dependendo das intenções dos projetos.
Iluminação: do micro ao máximo em trinta segundos
O pavilhão 8, dedicado exclusivamente ao universo impactante do lighting design, mexeu com as sensações de quem passou por lá. A tecnologia dos Leds, o design assinado, os microspots com alto poder de alcance, assim como os maxilustres versáteis e adaptáveis às mais diversas situações (de lustres para a mesa de jantar à halls de entradas com pé-direito duplo): elesestão prontos para tudo.
A brasilidade também está em alta e a criatividade dos designers passearam por mistura de materiais como madeira, tecidos, metais e vidros soprados. As inspirações? Inúmeras: das casquinhas de sorvete às cidades como Búzios e Caraíva. Cores, texturas, flora e cerâmica brilharam sob luminosidade e bençãos dos lúmens.
Automação residencial: comodidade e segurança
Portas inteligentes e conectadas ao smartphone; olho mágico com zoom da rua ou da porta do prédio; o controle das persianas, da banheira, do jardim… Viver com a internet das coisas conectando tudo deixa a vida com mais tempo para o Dolce Far Niente, as delícias de não fazer nada. A casa atual é totalmente controlada: pela íris, pela voz, pela ponta dos dedos. E tudo isso pode ser constatado na Haus Decor Show.
A acústica, dentro desse contexto, também entrou como um dos pontos fortes da feira e está completamente ligada à automação. Os atuais recursos permitem que a sua casa seja um oásis de silêncio ou uma balada exclusiva, sem que o seu vizinho perceba que você afastou o sofá e está dançando na sala de estar às 3h da manhã.
Portanto, viver virou uma provocação de sensações, seja pela Dopamine Decor (que usa as cores para ativar doses homeopáticas de dopamina do cérebro, em todos os ambientes da casa, por meio do décor), seja pela comodidade de controlar tudo à distância ou bem de pertinho. Que venha a 4ª Haus Decor Show repleta de mais novidades nesse mundo no qual o céu é o limite.