2024 foi mais um ano muito positivo para as vendas de tintas imobiliárias. Depois de crescer 3,6% em volume em 2023, no ano passado o percentual de aumento superou as expectativas, alcançando 5,9%. Com isso, o mercado brasileiro de tintas imobiliárias chegou à marca de um bilhão e meio de litros, a maior de todos os tempos.
Ainda há bastante espaço para crescer, mas o ritmo de expansão vem sendo forte. O que explica esse movimento? A explicação envolve a combinação de vários elementos. O primeiro deles foi o desempenho acima do esperado na economia brasileira, com o PIB crescendo por volta de 3,5%, o que resulta em mais estabilidade, menos desemprego, mais confiança no futuro – fatores que estimulam a decisão de reformar, melhorar, renovar e personalizar imóveis residenciais e comerciais.
O bom momento vivido pela construção imobiliária também contribuiu para o crescimento – embora as tintas para novas construções representem menos de 20% do total das vendas. Além dos diversos empreendimentos que chegaram à fase de acabamento nas grandes cidades, a construção de habitações de interesse social também ganhou tração.
Da mesma forma, o aquecimento dos negócios com escritórios corporativos e o fortalecimento do turismo interno impulsionam a pintura.
Em especial, destacaria, como muito relevante, a manutenção da tendência de cuidar da casa e de buscar mais conforto, bem-estar e qualidade de vida, assim como de investir em cor e efeitos decorativos – associados à expressão da personalidade de cada consumidor e ao fenômeno que podemos denominar de “Instagramização da vida”. Essa tendência também se aplica a muitos imóveis comerciais e de serviços, que usam a pintura como elemento para criar ambientes acolhedores, sofisticados e até surpreendentes para os consumidores.
Outro aspecto a ser ressaltado é o aumento contínuo da confiança do consumidor na qualidade das tintas e nos resultados que obterá ao utilizá-las, resultante das ações do Programa Setorial da Qualidade de Tintas Imobiliárias (PSQ) ao longo dos últimos 22 anos.
Cabe também uma menção especial às inúmeras ações de promoção e divulgação das tintas e dos benefícios que trazem, nas quais fabricantes e revendedores vêm investindo, a fim de valorizar a pintura dos imóveis e mantê-la como uma das prioridades dos consumidores. A realização da Haus Decor Show, no próximo mês, é mais um exemplo disso.
Para alcançarmos resultados positivos também em 2025, temos de seguir aprofundando os esforços conjuntos de todos os elos da cadeia de tintas. Afinal, pintar uma parede, um ambiente ou um imóvel inteiro é muito mais do que recobri-los com tinta, que é a explicação para esse verbo que se encontra nos dicionários!

* Fabio Humberg é diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Abrafati – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas