Estamos terminando o primeiro trimestre do ano e 2025 segue muito parecido com 2024: demanda estagnada e importações em alta, o que resulta em um excesso de oferta de vidros no mercado e a consequente guerra de preços que já conhecemos tão bem. De acordo com o Termômetro Abravidro, fevereiro registrou queda de 9,5% na comparação com janeiro, anulando o bom resultado do primeiro mês. Em breve saberemos como foi março, mas, pelas conversas com meus pares, o cenário não é muito otimista.

A Abravidro segue monitorando os dados e movimentos do mercado com atenção e grande preocupação, em especial aqueles relacionados aos produtos processados: os vidros temperados e laminados têm registrado aumento nos volumes importados, tendo fechado em alta em 2024 em relação a 2023. Este ano não tem sido diferente e os números seguem altos. O índice de ociosidade entre temperadores e laminadores, que já é grande, fica ainda maior com a entrada dos importados na equação.
E, por falar em dados, reforço aqui a importância de mensurarmos os resultados da cadeia de processamento, para que possamos entender o real impacto das importações no mercado interno e para embasarmos eventuais ações de defesa de interesse do setor. A Abravidro estimula a cultura de dados e contribui com ela desde 2012, quando iniciou a publicação do Panorama Abravidro, único estudo econômico do segmento. Em 2023 a família cresceu, com o lançamento do Termômetro, pesquisa que retrata a evolução mensal das vendas faturadas de processados.
Para alimentar os dois estudos e as estatísticas do segmento, a participação das empresas processadoras é fundamental. Estamos na reta final da coleta de dados para a edição 2025 do Panorama, publicação que trará um retrato do desempenho do ano passado. Não deixe de contribuir com a pesquisa e com o mercado. O prazo para respostas vai até 7 de abril. Não deixe para a última hora!
Outra ação que prevê engajamento do setor também já está no ar: o 2º Prêmio Abravidro Glass South America. Depois da bem-sucedida primeira edição, que contou com a participação de mais de cem empresas e obteve seis mil votos na etapa de votação popular, a premiação está de volta com novas categorias e prazos mais elásticos para a participação das empresas de todos os elos da cadeia. Participe!
Rafael Ribeiro é Presidente da Abravidro
presidencia@abravidro.org.br