O Instituto Campana, fundado em 2009 por Fernando Campana e Humberto Campana, inaugurou em outubro de 2024 o seu mais ambicioso projeto: o Parque Campana. Situado a 250 km da cidade de São Paulo, na cidade de Brotas, onde os irmãos passaram sua infância, o parque ocupa uma área de 52 hectares e tem como objetivo de integrar arte, educação e natureza.
Na sua primeira etapa, o parque dará acesso a oito dos doze pavilhões projetados pelos Irmãos Campana, cada um remetendo à origem toscana da família, feitos com materiais locais, plantas e fibras naturais, como bambu, agave, eucalipto, palha e mandacaru, criando uma arquitetura em harmonia com a natureza.
Pensado como um espaço de contemplação e aprendizado, o parque conta com um projeto de educação ambiental. Visitantes terão direito a uma visita guiada educativa e uma atividade extra opcional a fim de ampliar a imersão nos conceitos das obras. Numa segunda etapa, oficinas de técnicas manuais, cursos e residências artísticas serão oferecidas, assim como um café e um museu que trará uma seleção de peças do acervo de mais de 6 mil peças do Instituto Campana.
Um projeto pioneiro de pesquisa científica também está previsto, com foco na restauração da paisagem de um ambiente de transição entre os biomas da Mata Atlântica e do Cerrado. Pastagens serão transformadas em florestas e sistemas agrícolas diversificados, ecologicamente equilibrados e multifuncionais.
Esses novos ambientes não vão ape nas produzir alimentos, como frutas e sementes, e outros produtos, como mel e madeira para marcenaria, que serão utilizados no Parque Campana. Eles também vão ajudar a regular o clima, aumentar a biodiversidade (variedade de espécies de plantas e animais) e melhorar os serviços ecossistêmicos ligados à água e à redução da poluição.
Os visitantes poderão acompanhar e replicar os conhecimentos científicos gerados, contribuindo para melhorar o entendimento sobre a restauração dessas áreas.
Os dias de visitação são na última sexta-feira e sábado de cada mês, com datas extras durante o período de férias escolares (sujeito a alteração).
Para saber mais e agendar visitas, acesse o site:
https://parquecampana.com.br/