O escritório de arquitetura Zaha Hadid Architects, em parceria com o Bureau Cube Partners, venceu o concurso para realizar o novo Museu Nikola Tesla. A competição foi realizada em formato anônimo e analisou os projetos enviados pelos escritórios concorrentes para homenagear o inventor e engenheiro visionário, Nikola Tesla, que moldou o mundo moderno com suas contribuições inovadoras para a engenharia elétrica e tecnologia.
Mais conhecido por seu desenvolvimento de eletricidade de corrente alternada, as inovações de Tesla também incluem a invenção da bobina de Tesla, os primeiros avanços na comunicação sem fio e os conceitos que lançaram as bases para a tecnologia de rádio e radar. O trabalho de Tesla, abrangendo da década de 1880 ao início de 1900, influencia e inspira, até hoje, os desenvolvimentos em torno da energia, das comunicações e da tecnologia.
O novo Museu Nikola Tesla transformará a histórica Milan Vapa Paper Mill, em Belgrado, em um destino cultural que celebra o legado de Tesla, preservando a herança arquitetônica da cidade e criando uma variedade de novos espaços públicos para moradores e visitantes locais.
Com projetos espalhados pelo mundo, o escritório Zaha Hadid Architects (ZHA) assina, por exemplo, o pavilhão oficial de eventos da NürnbergMesse, em Nuremberg, na Alemanha. Em 2024, o arquiteto Juan Aranguren, um dos arquitetos do escritório, palestrou na Arena de Conteúdo da 15ª edição da Glass South America e 1ª E-squadria Show, em São Paulo, feiras realizadas pela NürnbergMesse Brasil.