O ponto de encontro da construção

Aditivos potencializam inovação no setor de tintas

Por Rodrigo Rezende

A indústria busca por evolução continuamente, de acordo com as demandas impulsionadas por um consumidor cada vez mais exigente. Esse cenário estimula as fabricantes a desenvolverem tintas com desempenho diferenciado, que oferecem não apenas estética, mas também durabilidade e sustentabilidade. Os aditivos de alta performance se destacam como componentes essenciais desses itens, conferindo propriedades específicas aos produtos finais e potencializando-as, com foco também em inovações.

Entre os aditivos mais comuns estão os agentes antiespumantes, reológicos, biocidas, coalescentes, dispersantes, umectantes e aditivos de proteção UV. Com o avanço tecnológico, novos desenvolvimentos prometem transformar a forma como as tintas são formuladas, tornando-as mais eficientes e ecológicas.

Washington Felix Piauhy, supervisor S. P&D na Lukscolor

Washington Felix Piauhy, supervisor S. P&D da Lukscolor, destaca a da multifuncionalidade, com a otimização de formulações e aditivos com apelo sustentável, para gerar menor impacto ao meio ambiente. “Desenvolvimentos atrelados a zero ou baixa toxicidade, amigáveis ao meio ambiente”, diz.

“Acredito que como tendência para o futuro virão aditivos inteligentes e sustentáveis, pensando na multifuncionalidade acompanhando o movimento de produtos para aplicação em diferentes substratos”, completa o especialista.

Além do apelo sustentável, Piauhy ressalta que existem produtos no mercado que oferecem propriedades na facilidade de limpeza e resistência ao manchamento. “Características que prolongam a durabilidade das tintas, com aumento de resistência, visto que também com a advento da entrada da categoria super premium nas tintas imobiliárias, se fez necessário a busca e o uso de aditivos que forneçam esses atributos ligados a durabilidade e resistência”, afirma.

O executivo explica ainda que, como alguns aditivos têm como proposta a multifuncionalidade, é possível utilizá-los para diversas finalidades no desenvolvimento de formulações, otimizando a quantidade de aditivos por fórmula e aumentando a performance dos produtos direta ou indiretamente, aliado a melhores condições de compra e demanda de fornecimento.

Outro ponto importante, de acordo com Piauhy, é se atentar que, com a revisão da norma ABNT NBR 11702 em 2019 (Classificação e requisitos para tintas, vernizes, texturas e complementos para edificações não industriais), “já temos especificação de VOC – compostos orgânicos voláteis para os produtos que constam na norma, fazendo com que as empresas tenham que se adequar aos parâmetros”. “E a oferta de aditivos sustentáveis com menor impacto ao meio se faz pertinente”, conclui.

Alto desempenho

Lubrizol é uma das fornecedoras desse setor que traz soluções de destaque para fabricantes. O Hiperdispersante Solsperse™ é um ingrediente essencial para alcançar alto desempenho em formulações de tintas. Segundo a empresa, essa tecnologia inovadora “permite a produção de dispersões pigmentárias mais concentradas, altamente estáveis e amplamente compatíveis”.

Arlene Kita, gerente técnica e de novos negócios para América Latina na Lubrizol

“A tecnologia dos Hiperdispersantes Solsperse combina cadeias poliméricas estabilizadoras, selecionadas pela sua solubilidade em diversos solventes, água e combinações de resinas, com grupos de ancoragem otimizados para forte adsorção nas superfícies das partículas de pigmento. Isso resulta em dispersões estericamente estabilizadas com maior teor de sólidos, menor viscosidade e melhor estabilidade de partículas em comparação com dispersões tradicionais”, explica Arlene Kita, gerente técnica e de novos negócios para América Latina na Lubrizol.

Um exemplo de desempenho, a especialista cita, é a dispersão de pigmento azul PB15:3 usando Solsperse™ M388, que mostrou superioridade em relação a produtos concorrentes. “O formulador pode aumentar a carga de pigmento sem impactos negativos na reologia, permitindo um cisalhamento mais eficaz das partículas e resultando em melhor poder tintorial. Isso possibilita a redução da quantidade de pigmento necessária para atingir a mesma intensidade de cor, além de reduzir custos operacionais e de formulação devido à menor necessidade de energia, tempo e maquinário”, conta Arlene.

O portfólio de Hiperdispersantes Solsperse™ inclui produtos de diferentes composições, tanto sintéticas quanto de base biológica, adequados para sistemas solvente, água e cura UV.

Outra linha de aditivos de alto desempenho disponível no portfólio da Lubrizol é a Lanco™, de modificadores de superfície, também conhecidos como ceras.

Destaques são os recentes desenvolvimentos de uma gama de ceras micronizadas e dispersões líquidas de cera livres de PTFE (politetrafluoretileno) para tintas e revestimentos à base de água e solvente, que, de acordo com a empresa, melhoram significativamente a resistência a fricção, arranhões e abrasão, ao mesmo tempo em que reduzem o coeficiente de fricção (COF), comparável aos aditivos de cera tradicionais à base de PTFE. “Esses produtos estão apoiando nossos clientes para ajustarem as suas fórmulas e tecnologias para atender a mudanças regulatórias recentes que limitam o uso do PFAS (substâncias per e polifluoroalquil)”, diz Arlene.

Controle de corrosão

O controle de corrosão é um desafio comum e constante entre muitas indústrias, causando um impacto financeiro global avaliado em um custo impressionante de US$ 2,2 trilhões. Pensando nisso, a Hexigone, uma fornecedora de soluções inovadoras, apresenta o Intelli-ion®, uma tecnologia de “liberação inteligente”, que, junto com inibidores de fosfato, oferece uma solução eficiente e sustentável para o controle da corrosão. A unidade de Química Industrial do Grupo MCassab, distribuidora exclusiva da Hexigone no Brasil, está na vanguarda dessa inovação.

Ana Amélia Peduto, gerente de desenvolvimento de negócio em Química Industrial na MCassab

“Desde que foi lançado, o Intelli-ion tem se destacado por sua capacidade de reagir rapidamente a íons corrosivos, formando uma camada protetora de maneira mais eficiente do que os inibidores de fosfato sozinhos”, diz Ana Amélia Peduto, gerente de desenvolvimento de negócio em Química Industrial no Grupo MCassab. A executiva destaca que dados de mercado mostram que os inibidores de fosfato, como o fosfato de zinco, representam cerca de 45% do mercado atual de inibidores de corrosão, mas enfrentam desafios devido aos seus potenciais riscos ambientais.

“A combinação de Intelli-ion com inibidores de fosfato não só melhora a proteção contra corrosão, mas também reduz a necessidade de rótulos de aviso, já que o uso de menor quantidade de fosfato diminui o impacto ambiental”, diz.

A economia também é um ponto forte dessa formulação, segundo Ana Amélia. “Com o uso do Intelli-ion, os usuários podem esperar uma redução de até 30% no custo por litro de tinta, uma vantagem significativa em tempos de crescente pressão por soluções econômicas”, afirma. Além disso, a gerente ressalta, a combinação facilita a logística e o descarte, atendendo às crescentes demandas do mercado por produtos que respeitam o meio ambiente.

Pesquisas independentes comprovam o sucesso dessa combinação, de acordo com a executiva, mostrando que a mistura de Intelli-ion® com fosfato não apenas reduz a taxa de delaminação do revestimento, mas também supera, em testes de pulverização salina, as soluções convencionais à base de fosfato em desempenho, apresentando um impacto ambiental muito menor.

Lilian Furlan, gerente técnica e comercial na Adexim-Comexim

A paulistana Adexim-Comexim também conta com um portfólio de aditivos anticorrosivos de longa duração, além de aditivos antiferrugem base água de ação imediata e diversas opções de agentes de fluxo e alastramento acrílicos que desempenham demais funções secundárias. “Nossa linha de produtos protege e valoriza o revestimento acabado, além de atribuir uma série de benefícios”, diz Lilian Furlan, gerente técnica e comercial da empresa.

Os produtos fornecidos pela distribuidora de especialidades químicas são indicados para diversos sistemas de tintas e revestimentos, incluindo revestimentos marítimo, aeronáutico, manutenção e indústria.

“A nossa linha de aditivos anticorrosivos proporciona alta e prolongada duração, mesmo em ambientes extremos e severos, com alta exposição ao intemperismo e condições adversas”, conta Lilian, ressaltando que testes prolongados de salt spray (também conhecido como ensaio de corrosão ou teste de névoa salina) comprovam a eficiência e alta performance proporcionada pelos produtos que a empresa oferece.

Aditivos mais sustentáveis

A gerente da Adexim-Comexim acredita no aumento pela procura por aditivos base água e ecológicos, pela necessidade eminente de proteger o meio-ambiente. Ela destaca que as linhas de aditivos de alta performance oferecem aprimoramento de desempenho, eficiência e sustentação ecológica, e possuem registro de acordo com a regulamentação europeia REACH.

“Já dispomos de aditivos anticorrosivos ecológicos que comprovadamente atendem a diversos sistemas de resinas e com excelentes resultados”, afirma Lilian. “Temos alternativas ecológicas para substituição de todos os tipos de cromatos, que são contaminantes do meio ambiente e prejudiciais à saúde. Além disso, dispomos de fosfato de zinco ecológico, linha de polifosfatos, terras alcalinas e anticorrosivo à base de sílica modificada com troca iônica”, acrescenta.

A empresa ainda oferece aditivos antiferrugem base água desenvolvidos a partir de fonte vegetal, de baixo teor de uso, com aplicação em tintas e vernizes.

Custos menores com a mesma qualidade

A evolução no segmento de aditivos é relevante para os negócios. Na Anjo Tintas – empresa com unidades em Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Pernambuco –, a percepção é de que os avanços tecnológicos encontrados nos aditivos presentes no mercado estão relacionados à melhor performance no processo produtivo. “Além disso, sabemos que os fornecedores estão sempre trabalhando com manutenção ou melhoria nos custos, mantendo a qualidade dos que estão no mercado”, afirma Filipe Freitas Zuchinali, gerente técnico.

Filipe Freitas Zuchinali, gerente técnico na Anjo Tintas

“Existem no mercado aditivos para a linha imobiliária que se diferenciam em lavabilidade, podendo assim diminuir ou manter a quantidade de resinas das fórmulas, mantendo o padrão de qualidade das tintas e, em alguns casos, ter redução de custo”, diz.

Um case de sucesso da Anjo Tintas são as tintas Piso Blindado Grafeno Protech Poliuretano e Piso Blindado Grafeno Protech Base Água. Com o uso do grafeno na formulação, considerado um aditivo, os resultados ficaram acima da expectativa em durabilidade, resistência ao intemperismo e resistência ao tráfego, conta o executivo. Profissionais do laboratório de pesquisa e desenvolvimento da empresa, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fizeram uma pesquisa em busca de matéria-prima que mudasse a característica física da tinta para dar mais durabilidade. “Daí chegamos na aditivação com grafeno, superando as expectativas”, conta Zuchinali.

A tinta Piso Blindado Grafeno Protech Poliuretano é indicada como tinta de acabamento para pisos de bases diversas, como cerâmica, concreto, madeira e metal. Isso porque ela confere ótima resistência aliada à estética moderna e aprazível para o local de aplicação, de acordo com a fabricante. Esse produto também pode ser indicado para fachadas, muros de prédios, residenciais e industriais, em monumentos, pontes e viadutos, em substratos de concreto aparente, pedras ou sobre áreas que já tenham recebido pintura, sobre camada em revestimentos antigos (pastilhas ou cerâmicas). Tinta poliuretano desenvolvida com a nanotecnologia do grafeno, oferecendo maior PEI (resistência a abrasão superficial) e maior COF (ensaio de coeficiente de atrito) do mercado de tintas, segundo a empresa.

“A sua composição forma uma excelente blindagem química e física, proporcionando maior durabilidade e menor desgaste da superfície, mesmo com alta intensidade de tráfego de pessoas e de máquinas”, diz o gerente. Ele ressalta também que o item possui elevada resistência ao intemperismo, oferecendo excelente proteção aos raios UVA e UVB. “É uma tinta piso ultra premium disponível em dois acabamentos: polido e antiderrapante”.

Inovação tecnológica

Camilo Alvarado Marin, do marketing e inovação de dispersões, resinas e aditivos na Basf para a América do Sul

Inovação tecnológica é possível e faz parte do segmento de aditivos. Quem chancela é Camilo Alvarado Marin, do marketing e inovação de dispersões, resinas e aditivos da Basf para a América do Sul. “Os avanços incluem maior foco em sustentabilidade, como produtos com baixa emissão de compostos orgânicos voláteis (VOC) e atributos ecológicos. Tecnologias como encapsulamento de ativos, como a linha Tinuvin DW ECO, aumentaram a compatibilidade com sistemas base água, enquanto as novas gerações de estabilizadores HALS (produtos químicos que atuam como estabilizadores UV), oferecem alta resistência ao intemperismo com menor coloração e maior estabilidade”, explica.

Como os aditivos de alta performance impactam a durabilidade e a resistência das tintas em diferentes ambientes? Marin explica que eles melhoram a resistência ao intemperismo, evitando desbotamento de cores, rachaduras e calcinação. Em ambientes severos, segundo o executivo, como regiões com alta radiação UV ou condições de alta umidade, prolongam a vida útil da tinta e dos substratos protegidos, reduzindo custos com renovação.

Entre os aditivos de alta performance, a Basf possui soluções voltadas para os diversos segmentos. Para repintura automotiva, o aditivo de performance Tinuvin 249, nova geração de HALS (Tinuvin 123), combina sua alta performance ao intemperismo com uma baixa viscosidade e coloração. Para sistemas base água, seja decorativo, industrial ou automotivo, a fornecedora conta com seu portfólio de Tinuvin DW ECO, a linha de Light Stabilizers com uma tecnologia de micro encapsulamento, “muito mais compatível em sistemas base água e que foi apresentado no congresso da Abrafati 2023”.

Fonte: https://paintinnovation.com.br/aditivos-potencializam-inovacao-no-setor-de-tintas/

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer falar com a gente?

construction@nm-brasil.com.br

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore