Sempre fico atento às palavras, expressões e construções utilizadas nos mais diferentes textos, pois me interesso e gosto de estudar os vários aspectos da linguagem.
Analisando as mensagens de fim de ano de fabricantes de tintas, fornecedores do setor, revendedores especializados e profissionais que gravitam em torno desse universo, dois verbos apareceram com grande destaque. Por isso, usei no título deste artigo o termo trending topics para qualificá-los. Dois substantivos também foram utilizados com frequência, mas não os incluí por uma questão de espaço.
Um parêntese antes de prosseguir: não sou favorável à utilização indiscriminada de palavras e expressões em inglês, mas, em alguns casos a sua substituição por alternativas em português é inviável por não dizer, com a ênfase e a precisão desejadas, aquilo que se gostaria. É o caso de trending topics.
Voltando ao tema central, os verbos que sobressaíram foram Renovar e Proteger. E os substantivos foram Alegria e Cor(es). São quatro palavras claramente associadas às tintas e aos papéis que desempenham, às quais poderiam ser acrescentadas inúmeras outras. Verbos como embelezar, decorar, preservar, valorizar e transformar são alguns exemplos, assim como os substantivos relacionados a estes verbos e outros como bem-estar, conforto, diferenciação e personalização. Entre os adjetivos, há tantas opções que prefiro mencionar apenas opções iniciadas com as quatro primeiras letras do nosso alfabeto: acolhedor, aconchegante, agradável, amigável, bonito, brilhante, charmoso, claro, deslumbrante, dinâmico.
Detenho-me em especial nos dois verbos apresentados como trending topics porque eles expressam os papéis que acredito que o setor deva priorizar em sua comunicação com o público em geral, para aumentar ainda mais o valor percebido das tintas.
Segundo os dicionários que consultei, entre os significados de Renovar estão: fazer com que fique melhor ou como novo; substituir uma coisa por outra melhor ou mais nova; fazer uma renovação ou reforma; revigorar; dar novo aspecto; dar novo brilho; rejuvenescer. Tudo isso é proporcionado pelas tintas, sendo amplamente reconhecido por profissionais como pintores, arquitetos, decoradores e designers de interiores. Mas há muito espaço para fortalecer essa percepção entre os consumidores, convertendo a pintura – seja ela do imóvel todo, de um só cômodo, de uma parede, de uma porta, de um móvel ou de qualquer outro bem ou objeto – em uma prioridade na sua lista de desejos.
Já Proteger tem definições como: defender; dar proteção a alguma coisa; preservar; impedir a destruição; resguardar contra os rigores do tempo; servir de barreira. Essas funções são menos visíveis para o público em geral. Portanto, cabe a todos os envolvidos com as tintas mostrar mais claramente os benefícios trazidos pelo produto em termos de proteção das superfícies em que são aplicadas, contra as mais variadas condições agressivas ou destrutivas, assim como aos efeitos do tempo. Tintas podem proteger, por exemplo, contra corrosão, abrasão, altas ou baixas temperaturas, produtos químicos, raios ultravioleta, umidade, micróbios etc. No caso específico das tintas imobiliárias, com as quais o consumidor tem um contato mais próximo, é preciso destacar que a pintura contribui decisivamente para a conservação do patrimônio, evitando o esfarelamento de paredes e muros, minimizando o desgaste de pisos em locais de grande circulação, diminuindo a absorção da água e da sujeira, prevenindo contra a oxidação de metais e a deterioração de peças de madeira etc. Associado a essa ação de proteção, também está o papel da tinta no combate ao desenvolvimento de mofo e algas e na prevenção contra a proliferação de micro-organismos, contribuindo para a manutenção de ambientes limpos e higiênicos.
O desafio que todos os players do grande ecossistema das tintas têm hoje é fazer a população em geral, os formadores de opinião e as autoridades governamentais visualizarem que as tintas estão em praticamente tudo e cumprem papéis cruciais. É assim que passarão a atribuir a elas o devido valor. Tinta já é top, mas também pode ser pop!
——————————————————————————————————————–








