O retrofit tem se consolidado como uma tendência inteligente na construção civil, unindo o melhor dos dois mundos: tecnologia de ponta e respeito à história de cada edificação. O retrofit é um processo de modernização de edificações já existentes, que vai além de uma reforma tradicional. O objetivo não é apenas reparar ou substituir elementos desgastados, mas atualizar a construção para os padrões atuais de conforto, segurança, tecnologia e sustentabilidade, sem perder sua essência arquitetônica.
Nesse processo, o vidro é um dos protagonistas. Ele permite trazer eficiência, conforto e segurança para imóveis antigos, sem abrir mão da identidade arquitetônica original. Graças à sua versatilidade, o vidro pode substituir janelas e esquadrias antigas sem alterar o estilo do projeto, respeitando a estética original.
Além disso, com opções cada vez mais tecnológicas, os vidros escolhidos podem trazer mais conforto térmico e acústico, como vidro insulado ou laminado que reduzem o calor e os ruídos externos, ideais para áreas urbanas. Assim como oferecem mais segurança para os usuários, como vidro temperado ou laminado, garantindo resistência e proteção e atendendo às normas atuais.
Vidros de controle solar e low-e ajudam a reduzir o consumo de ar-condicionado, contribuindo para projetos mais sustentáveis devido sua eficiência energética. O retrofit com vidro tem sido uma escolha para prédios comerciais e corporativos, com fachadas de vidro de alto desempenho que modernizam o visual e melhoram a performance do edifício.
Já para retrofit em patrimônio histórico como, museus, teatros e estações antigas, o vidro pode preservar o estilo original e, ao mesmo tempo, oferecer proteção e conforto. Já em residências antigas, trocar janelas tradicionais por vidros modernos valoriza o imóvel e traz mais praticidade para o dia a dia.
Tendências que estão transformando o retrofit
Os vidros estão sendo escolhidos para ajudar no controle solar com aparência neutra, já que não distorcem a fachada original. Assim como os vidros inteligentes, que mudam de transparência com um simples comando, enquanto que os que recebem tratamento antirreflexo são ideais para espaços culturais e comerciais.
O retrofit com vidro mostra que é possível atualizar uma construção para os padrões atuais de conforto e sustentabilidade sem perder o charme e a memória que ela carrega. É tecnologia a serviço da preservação — um olhar para o futuro que respeita o passado.
O momento é do retrofit?
Para saber mais sobre esse movimento que está acontecendo em diversas cidades brasileiras, a oportunidade é visitar a Arena de Conteúdo, que acontece durante a próxima edição da Glass South America. O tema será abordado por Celso Rayol e Fernando Costa, no dia 3 de setembro. A feira, um dos maiores eventos do setor vidreiro, será realizada de 03 a 06 de setembro, em novo local, o Distrito Anhembi.
Para saber mais sobre o evento, clique aqui.