O ponto de encontro da construção

Momento adverso

Há dois meses, neste mesmo espaço, fiz uma reflexão sobre a globalização e seus impactos. O assunto principal, na ocasião, eram as barreiras comerciais anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que geraram uma avalanche de medidas semelhantes impostas por outros países em retaliação, e como isso impactaria o mundo, o Brasil e o setor vidreiro em especial.

Passados sessenta dias daquele texto, a economia mundial segue sendo impactada pelo mundo globalizado. O frete marítimo, em baixa nos primeiros meses deste ano, viu um aumento expressivo nos últimos vinte dias, muito em virtude da movimentação de cargas chinesas enquanto a aplicação das altas tarifas pelos EUA não entra em vigor.

Além da guerra entre Rússia e Ucrânia, que já trouxe sua dose de impactos no tabuleiro internacional, o conflito entre Israel e Palestina agora se estendeu ao Irã, trazendo mais incerteza e tensão para a região, com potencial para causar danos à economia, para alémdas vidas perdidas.

Não bastasse o cenário global conturbado, enquanto eu redigia este texto, recebi carta anunciando reajuste de nossa matéria-prima. Sabemos que as paredes dos estoques das usinas não são de borracha, mas o momento não podia ser mais inoportuno, com fraca demanda pelo nosso material, em um ano que tem sido difícil. Sabemos também que os preços praticados no segmento estavam inferiores aos vigentes em dezembro de 2024, o que demonstra a perda de valor em toda a cadeia vidreira – uma vez que os demais custos agregados ao nosso negócio sempre sobem. Vamos ver como o mercado se comporta com mais essa novidade.

Em meio às adversidades, uma boa notícia: está aberta a temporada de votação popular do Prêmio Abravidro Glass South America. Nesta segunda edição, mais de cem empresas se inscreveram para concorrer, além de cerca de vinte obras em que o vidro é protagonista. Criada no ano passado, a premiação é um reconhecimento às empresas dos diferentes elos da cadeia vidreira, avaliadas por meio da votação do mercado e também por um júri técnico. Não deixe de participar e prestigiar suas marcas preferidas!

Este texto foi originalmente publicado na edição 630 (junho de 2025) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer falar com a gente?

construction@nm-brasil.com.br

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore